Saturday 21 March 2009

Teatro feito pelos fãs

Esse ano consegui tirar do papel uma resolução de ano novo que vem me perseguindo há pelo menos uma década e nunca era realizada.

Entrar para um grupo de teatro.

Quem me levou pro grupo foi a Sil que também tinha enfiado a mesma ideia na cabeça desde que a conheci há dois anos atrás.

Então que mês passado entrei pra London Bubble, um Drama Group cuja missão central eh levar o teatro para todo mundo em Londres, sem excecao, principalmente aaqueles que não teem condicoes de pagar por cultura. Mas não para soh ai. Alem de preparar montagens de pecas e leva-las para áreas mais carentes a preços mais acessíveis, a organização também da a oportunidade de qualquer um se integrar pra fazer teatro juntos, atuando ou simplesmente participando na montagem e na produção de pecas que são apresentadas ao grande publico a preços simbólicos.

A energia eh contaminante. Toda quinta feira vou ateh South East encontrar o meu BAD group, como somos chamados (Beginners Adult Drama Group), e me divertir enquanto ensaiamos a peca que vamos apresentar daqui a duas semanas; um dos contos das 1001 Noites.

Nesse mesmo espírito o Fan Made Theatre que se propõe a fazer exatamente o que o nome diz: Teatro feito pelos fãs, eh um projeto da Bubble onde qualquer um em qualquer lugar do mundo pode ter a sua parte na montagem de uma peca. Funciona assim: comprando uma quota da producao da peca voce tem direito de sugerir uma montagem para o grupo executar. Alem disso, a mesma quota te dah direito tambem a votar na ideia que sera executada pelo grupo, assistir aos ensaios, participar dos eventos de lançamento e um ingresso para a performance. Uma ideia fantastica que realmente estrapola a nossao mais simples e basica de teatro comunitário e de contar historias em grupo.

O melhor eh que mesmo voce ai no Brasil pode participar se inscrevendo no site e submetendo uma ideia. Depois eh soh acompanhar as discussões nos painéis onlines, dando opiniões, sugerindo ideias para outras ideias. Literalmente criando em grupo.

Quanto mais gente envolvida, mais ideias submetidas, mais coisas legais aparecendo e maior a chance da gente ter uma montagem especial no verao. Por isso participe e divulgue!

x

Sunday 8 March 2009

East east east

Todo ano acontece o East London Festival, com um monte de atividade legal entre oficinas de arte e teatro para a criancada, shows de musica, performances e filmes, instalacoes e exposicoes. Quase tudo de graca e o que eh melhor na porta de casa, jah que eu moro East.

O East London Fest tem pra mim tudo a ver com a cara de East London. Alias, um parenteses importante aqui. Londres eh uma cidade onde bairrismos e divisoes cardeais sao muito significantes. Aqui se pergunta, vc mora no sul ou no norte? Nao eh raro as pessoas tirarem conclusoes sobre a sua personalidade baseado na area em que voce mora. O sul sempre foi cosiderando mais barato - com excessoes eh claro, o norte eh mais familia, o oeste eh posh e o Leste eh artsy. Por isso pra mim o East London Fest eh tao... East. Eh quando voce tem a oportunidade de ver artistas independentes dos quais nunca ouviu falar antes e que daqui alguns anos talvez estejam nos tops das paradas de sucesso.

Ontem aproveitei o sol e fui com a Deh dar uma pedalada ateh o Barbican onde varias atividades do festival estavam acontecendo. Tinha ateh workshop de castelo de areia. Mas o melhor veio a noite, quando encontrei com a Rachel no bar do Vortex (um Jazz Bar a algumas quadras aqui de casa) onde estariam se apresentando tres musicos independentes de graca. Primeiro cada um tocou algumas musicas do seu repertorio solo, depois eles se juntaram e tocaram em trio. O resultado foi tao legal, que eu achei que os tres fossem companheiros de estrada de longa data, mas depois conversando com um deles descobri que eles tinham acabado de se conhecer ha duas semanas!

Adorei e comprei o CD no final do show. Todos eles tem a agora indispensavel pagina no MySpace onde dah para ouvir algumas musicas. Vale a pena, coisa nova com muitas influencias antepacadas, mas ainda assim super Fresh. Sem falar nas letras, ouvi-los foi quase como numa roda de contadores de historia. Eu gostei especialmente da garota, Fiona Baven, que segundo a imprensa do festival tem sido comparada a Joni Mitchel entre outras cantoras de Jazz e Folk. Eu particularmente achei ela super unica e diferente. Com algumas influencias, eh claro, mas com um estilo bem proprio com uma voz maravilhosa e um jeito de balancar o corpo enquanto toca a guitarra encantador.

Pra dar um gotinho, um pequeno videozinho que eu gravei... Preste atencao na letra da musica, adorei o titulo: Dial D for Denial.

Teo Bars, Fiona Bevan and Jonathan Geyevu at the Vortex, gig for the East London Fest March 09.