Tuesday 17 April 2007

Mentes Inquietas


As coisas estão realmente esquentando por aqui... E não é só a temperatura - neste domingo fez tanto sol que deu pra ficar de biquíni e havaianas, o que normalmente é impensável nessa época do ano. É que acabo de começar mais um projeto empolgante...

John Grant, quem muitos publicitários já devem conhecer pelo livro "Brand Innovation Manifesto" e pelo site BrandTarot, me convidou para participar num projeto que é no mínimo instigante. Durante as próximas semanas irei entrevistar vários planejadores para responder uma pergunta simples: “Qual o seu processo de raciocínio?”

A idéia surgiu basicamente de uma conversa que tivemos sobre diferentes formas de planejamento. O que é planejamento? O que é planejar? Qual o processo que leva a um ou mais insights? Existe mais de uma forma de planejamento e de raciocínio? Qual é o caminho que idéias e pensamentos fazem na cabeça das pessoas? E, será que existe um jeito certo?

Para mim estas são perguntas que sempre me intrigaram. Principalmente porque tenho uma certa dificuldade de entender o funcionamento da minha mente e manter o controle dos meus pensamentos. Não raramente as idéias se perdem para encontrar seus próprios caminhos da maneira mais inesperada e será interessante explorar como é esse processo acontece na mente de outras pessoas.

Além do que será uma ótima oportunidade de conhecer os melhores planejadores no mercado hoje em dia e ouvir o que eles tem para dizer. Sem mencionar é claro o fato de poder trabalhar com alguém como o John Grant.

"Qual o seu processo de raciocínio?"

Muita coisa pode borbulhar a partir dessa simples pergunta e estou curiosa para saber no que vai dar. Além disso tenho certeza que o debate pode se beneficiar de um intercâmbio cultural, por que não explorar a mesma idéia no Brasil. Algum voluntário?

Durante esta semana estamos decidindo sobre a melhor maneira de fazer isso. Qual metodologia usar? Como abordar o assunto? Como podemos mapear o processo de pensamento de alguém? Toda a sugestão é bem vinda aqui e será legal ter a colaboração do Brasil.

Eu estarei postando as entrevistas aqui, mas não deixem de visitar o blog do John onde ele gentilmente apresenta o projeto e a que vos escreve.

5 comments:

Anonymous said...

Legal Juba, só acho que voce tinha que ter um Blog(ou sub-blog) em inglês)para ir treinando o que acha?
bjs
Papi

Juliana said...

Paps,
a intensao eh essa, mas por enquanto tenho que dar conta desse primeiro!
Bjs

Bresslau said...

Oi Ju.
Fernando aqui. Legal achar teu blog, visitarei com freqüência, pode preparar a chaleira.
Beijo e tudo de bom.

Juliana said...

Oi Fe,
que legal receber sua visita. Volte sempre e colabore...
Beijos, Ju.

Unknown said...

Oi Ju....acabei de saber desse teu blog....tô realmente orgulhosa de ti...tem mesmo que ir sempre à luta....agora vou tá sempre por aqui, te lendo...às vezes, é preciso a distância pra aproximar os que nos são importantes né?....beijos