Saturday 21 March 2009

Teatro feito pelos fãs

Esse ano consegui tirar do papel uma resolução de ano novo que vem me perseguindo há pelo menos uma década e nunca era realizada.

Entrar para um grupo de teatro.

Quem me levou pro grupo foi a Sil que também tinha enfiado a mesma ideia na cabeça desde que a conheci há dois anos atrás.

Então que mês passado entrei pra London Bubble, um Drama Group cuja missão central eh levar o teatro para todo mundo em Londres, sem excecao, principalmente aaqueles que não teem condicoes de pagar por cultura. Mas não para soh ai. Alem de preparar montagens de pecas e leva-las para áreas mais carentes a preços mais acessíveis, a organização também da a oportunidade de qualquer um se integrar pra fazer teatro juntos, atuando ou simplesmente participando na montagem e na produção de pecas que são apresentadas ao grande publico a preços simbólicos.

A energia eh contaminante. Toda quinta feira vou ateh South East encontrar o meu BAD group, como somos chamados (Beginners Adult Drama Group), e me divertir enquanto ensaiamos a peca que vamos apresentar daqui a duas semanas; um dos contos das 1001 Noites.

Nesse mesmo espírito o Fan Made Theatre que se propõe a fazer exatamente o que o nome diz: Teatro feito pelos fãs, eh um projeto da Bubble onde qualquer um em qualquer lugar do mundo pode ter a sua parte na montagem de uma peca. Funciona assim: comprando uma quota da producao da peca voce tem direito de sugerir uma montagem para o grupo executar. Alem disso, a mesma quota te dah direito tambem a votar na ideia que sera executada pelo grupo, assistir aos ensaios, participar dos eventos de lançamento e um ingresso para a performance. Uma ideia fantastica que realmente estrapola a nossao mais simples e basica de teatro comunitário e de contar historias em grupo.

O melhor eh que mesmo voce ai no Brasil pode participar se inscrevendo no site e submetendo uma ideia. Depois eh soh acompanhar as discussões nos painéis onlines, dando opiniões, sugerindo ideias para outras ideias. Literalmente criando em grupo.

Quanto mais gente envolvida, mais ideias submetidas, mais coisas legais aparecendo e maior a chance da gente ter uma montagem especial no verao. Por isso participe e divulgue!

x

No comments: