Eh assim que se faz diplomacia
Neste Sábado mais de 100 milhões de TVs na Europa estavam sintonizadas no mesmo evento: o Eurovision. Uma mega competição de música que existe desde 1956 e foi idealizada no pós Guerra, juntamente com a União Européia com o intuito de estimular a união entre diferentes culturas. Apesar do nome o Eurovision não é só para os países europeus, tanto é que Israel participa também. A maior parte das músicas é cantada em ingles, com raras excessões na lingua orginal do país. O vencedor só ganha o prestigio de ter ganhado o Eurovision e talvez uma ajudinha na carreira, mas aparentemente o único grupo que realmente emplacou depois de ganhar a competição foi o ABBA. Este ano quem venceu foi a Sérvia.
Nunca dei tanta risada na minha vida, nem tanto pelos participantes e pelas músicas, cujas qualidades são fortemente questionáveis. Mas sim pelo impagável comentarista inglês que tira sarro de praticamente cada minuto televisionado do programa. Ele passou toda a apuração dos votos adivinhando pra quem cada país ia votar, o que alias não é uma tarefa que exije muita clarividencia, uma vez que cada país, não podendo votar em si mesmo, acaba votando nos países com os quais tem uma certa “afinidade”. É o que eles chamam de “votação em bloco”. Sendo assim espera-se que a Finlandia vote na Noruega e vice versa, pois ambas fazem parte do bloco “nórdico”. Estranhamente os países bálticos também apoiam uns aos outros deixando de lado as diferenças políticas. Mas nem tudo é flores, o Líbano por exemplo se recusa a participar da competição, pois não reconhece Israel como Estado. Dito isso, o Reino Unido definitivamente precisa repensar sua política externa uma vez que até pouco antes do final da apuração dos votos não tinha um único voto a seu favor. Aliás, só saiu da lanterna graças ao voto da Irlanda (esperado?) que pobre coitada, amargurou o ultimo lugar, já que não teve o mesmo suporte do país vizinho.
A sim… o ponto alto da noite ficou por conta do nosso comentarista britanico que finalizou com a seguinte frase: “Foi uma ótima noite! Não em termos musicais, mas uma ótima noite”.
Os comissários de bordo aí do lado é o grupo Inglês que amargurou um antipenúltimo lugar.
No comments:
Post a Comment