Tuesday 19 February 2008

Honda X Ford - Give me something trully original

Outro dia aproveitando a mareh mais tranquila no trabalho e com uma gripe iminente resolvi dar uma relaxada no sofah e entre uma reprise de Friends e a nova temporada de Skins me deparei com os dois comerciais novos da Ford e da Honda. Corri pra internet e jah achei alguma discussão rolando na internet, aqui e aqui, mas pra minha surpresa focando no fato do comercial da Honda ser muito mais interessante, divertido e engaging que o da Ford. Mas o que me chamou mesmo a atencao eh que pra mim nenhum dos dois eh genuinamente diferente ou inovador.

Parece que existe no momento uma certa obsecao por algumas formulinhas em comerciais de carros, seja mostrando um grupo de engenheiros se divertindo enquanto montam de forma inusitada o carro em questão (como no comercial da Honda) ou entao usando as partes do carro para contar uma historia (caso do comercial da Ford).

Nao que os insights, as ideias e a execucao de ambos os comerciais nao sejam criativos ou bons. Soh que verdade seja dita, nao ha nada de original em nenhuma delas. Pra mim o comercial da Honda eh soh mais um Skoda ou Audi (apesar de melhor executado que os dois ultimos) e o da Ford eh outro Cog. O que coloca o comercial da Honda numa posicao um pouco melhor que o da Ford eh que o da Honda pelo menos tem uma linha de raciocinio por tras que de fato tem tudo a ver com o espirito, discurso, e mais importante ainda, com a atitude da marca, enquanto que o da Ford nao diz absolutamente nada; em outras palavras podia ser um comercial de qualquer outra marca.

Algumas pessoas podem argumentar que do ponto de vista do consumidor tudo isso pouco importa, e pode ateh ser que para o publico em geral a formula ainda nao tenha se esgotado. Mas eu esperava mais da Honda e da W&K que sempre buscam formas novas e TOTALMENTE diferentes daquelas que jah foram vistas, enquanto que da Ford, bem da Ford eu nao esperava nada mais do que isso.

After a rather quite week at work and on the imminence of a cold I decided to have some quality couch time a couple of days ago. That was when, just somewhere between an old episode of Friends and the new Skins season, I came across Ford’s and Honda’s new ads on TV. I had a quick look around the internet just to find out here and here, people talking about how Honda’s ad is much more interesting, engaging and fun than Ford’s one, and although I agree with them what really stroked me is that neither ads are genuinely different or innovative.

It seems that there is a sort of an obsession on some formulas when it comes to advertising cars in general. It can be the happy group of engineers having gallons of fun in building a car from scratch in a most unusual way (Honda) or it can be the use of car parts to come up with a little piece of story, sequence (Ford).

I’m not saying that the insights, ideas or executions behind both ads are not creative or great. But the sad true is that there is nothing truly original or disruptive in neither one of them. To me Honda’s Playground is just another
Audi or Skoda (however better executed than those), while Ford’s TVC is another Cog. What puts Honda in a better position than that of Fords is the fact that there is at least a thinking behind it that is nevertheless totally linked to the brands speech, spirit and attitude. Ford’s on the other hand says nothing about the brand.

Some advertising people might say that from the consumer point of view this says nothing, and that the formula might still work. But the fact is that I certainly expected more from Honda and W&K who are always looking for TOTALLY different ways and ideas, whilst from Ford, well… from Ford I didn’t expected much more than this.

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