Thursday 26 April 2007

Belas Coincidencias

Não sou o tipo de pessoa que acha que algumas coisas acontecem por acaso. Sou mais o tipo que acha que coincidências são mais que o acaso, mas uma razão de ser.

Na última semana aconteceram inúmeras coincidências na minha vida – alias elas têm acontecido com bastante frequência ultimamente. Algumas boas, outras nem tanto, algumas alegres, outras tristes. Para todas tenho certeza: “tinha que ser assim”.

As coincidências me fazem pensar em como tudo esta inevitavelmente ligado e conectado em uma harmonia assustadora. Ajuda a se enxergar no meio desse todo, a entender um pouco do seu papel nesse mundo imenso.

Esse projeto com o John Grant começou com uma grande coincidência. Eu estava trocando algumas informações com a Cris Orlandi sobre sustentabilidade e green marketing e dando uma fuçada na internet encontrei no blog do Russell Davies um post dele com um rascunho de uma apresentação que ele tinha feito justamente naquele dia no D&AD, sobre green marketing, sutentabilidade e o papel das agencias e da propaganda nisso tudo. Alguns dias depois o encontrei na Coffe Morning e comentei como a apresentação dele tinha vindo bem a calhar justamente naquele dia e foi então que ele me apresentou o John Grant que estava sentado ao meu lado e que por coincidência (?) esta escrevendo um livro sobre o assunto!

Coincidência também que naquela mesma semana John havia participado de um tenso debate no IPA (Institute of Practitioners in Advertising) sobre blog X planning, no qual ele e John Lowery (ex-head of planning da Grey) discutiram o fato de os blogs estarem matando o planejamento?

Foi influenciado um pouco por esse debate que eu e John começamos a discutir sobre as diferentes formas de planejamento, que de certo têm tudo a ver com diferentes formas de pensamento e raciocínio também e que surgiu então a idéia do projeto que estamos tocando agora.

Então, com tantas belas coincidências, como eu poderia me surpreender quando Fê Figueiredo me falou dessa matéria escrita pela Rita Almeida (ex- AlmapBBDO) no Meio & Mensagem dessa semana justamente sobre o debate do IPA e essa história toda de blog X planning.

E só pra provocar um pouco. Será que não fosse toda essa rede de blogs, essa coisa de internet, de conectividade… O debate estaria se expandindo assim?

Wednesday 25 April 2007

Quem não tem cão caça com gato



Morar fora de casa, fora do seu país acaba, inevitavelmente, fazendo com que você aprenda a se virar com o que tem. É ótimo, pois nos mostra como tem sempre um jeitinho para nos mantermos próximos de nossas raízes, do que nos é importante sem, necessáriamente estarmos em casa.

Domingo retrazado tivemos o Domingo mais quente do ano aqui e um dos mais quentes desde sempre. Fez tanto calor que até eu que costumo encarar com um certo ceticismo o sol daqui sai de bermuda, havaianas e manga curta e assim fiquei até meia noite, quando normalmente a temperatura cai. Eu descrevo a primavera Londrina como um outono/inverno em Campos do Jordao. Durante o dia a temperatura é agradável, principalmente no sol e a noite cai bastante e é preciso se esquentar na lareira. Só que aqui só eu tenho a necessidade de me esquentar a noite, eles acham o tempo muito agradável. Ou melhor, muito quente!

Bem, com tanto calor aproveitamos para tomar sol na praia, leia-se na beira do canal. Não, não chegou a me lembrar Copacabana de novo. O rio estava tão sujo que pensei mais no Tietê ou no Pinheiros (pelo menos não era fedorento). Ainda assim o sol estava tão bom que nem me importei sentei num sofá, abri o jornal e fiquei lagarteando até umas sete da noite.



Além do que rio tem dessas coisas, quando você menos espera aparece um cisne pra nos surpreender ;-).


Tuesday 24 April 2007

Isso eh que eh queijo derretido!


Isso eh que eh queijo derretido!
Originally uploaded by jucafx.
Nao eh novidade (nem injusta) a fama que Londres tem pelos mercados. Tem pra tudo que eh gosto, de tudo que eh tipo: comida, roupa, antiguidade, flor... Meus dois favoritos ateh agora sao Spitafield que soh abre aos Domingos e o Borough Market, perto da London Bridge (sul do Tamisa) que abre quinta, sexta e sabado (mas uma feirante me deu a dica que sexta eh o melhor dia).

O primeiro tem um pouco de tudo, comida, sebos, antiguidades e roupas. Como fica perto de Bricklane ainda dah pra dar uma volta pela vizinhanca que eh cheia de restaurantes indianos muito bons e baratos, brechos e lojas vintages com tudo que voce pode imaginar entre roupas, acessorios e moveis no melhor estilo 1900 e bolinha.

O segundo eh soh de comida. E que comida... Descbri ele por acaso (apesar de ser um ponto turistico), mas o que quero dizer eh que nao tinha me programado para ir lah quando fui. Eu estava a caminho da Tate Modern e resolvi cortar por dentro. Nao resisti quando vi o mercado. Tem comida de tudo que eh tipo, de tudo que eh lugar. Eu estava com tanta fome que praticamente almocei beliscando os petiscos de prova que eles deixam na frente das barraquinhas para fazer voce comprar depois.

Tirei essa foto numa barraquinha suissa se nao me engano (mas eu posso estar me deixando levar pelo fator queijo). Anyway... Alem de ter uma cara boa demais o processo todo era muito interessante. Eles cortam umas rodelas gigantes de queijo, colocam em baixo de um grill para derreter a parte de cima que eh essa parte que eles esta raspando no prato. Nenhuma descricao fica a altura. Tentei filmar, mas a bateria da maquina acabou bem na hora.

Que pena, vou ter que voltar lah. ;-)

Monday 23 April 2007

Café no Soho


Café no Soho
Originally uploaded by jucafx.
Num dos ultimos Domingos tive que ir ao Soho logo cedo e me deparei com um bairro totalmente novo...

Muitas lojas ainda estavam fechadas, as ruas nao estavam cheias, mas alguns Cafes aproveitaram a manha de sol e colocaram as mesinhas para fora.

A primavera tem um efeito interessante sobre a cidade. Ela parece mais cheia, mais alegre e as pessoas parecem outras. Faz com que mesmo numa manha de Domingo as pessoas saiam de casa para tomar um cafe ao ar livre.

Saturday 21 April 2007

Massagem é cortesia da casa


Aline, Bjoern e Debora
Originally uploaded by jucafx.
Fim de semana passado eu e a Débora saimos para jantar com o Bjoern e a Aline (do lado esquerdo na foto). Fomos numa cantina/pizzaria italiana em Stoke Newignton, perto da casa da Débora. O lugar é um achado. Pequeninho, charmoso, com forno a lenha! Pizza de massa fina e bastante recheio como uma boa pizza paulista. O menu conta ainda com umas saladinhas espertas de entrada e um Melanzagne de se acabar de tanto comer. E tudo isso por um preço mais saboroso ainda. Desde que descobrimos o lugar voltamos quase uma vez por semana.

Neste dia o jantar veio com uma cortesia inesperada. Um homem que ninguém nunca viu na vida entrou no restaurante e começou a conversar conosco como se fossemos velhos amigos. Perguntou para a Débora se o Bjoern era namorado dela, e ela mentiu que, "mais ou menos, sim". Então, virou para o Bjoern e perguntou de mim. Ele respondeu rápido, "É minha irmã, e ela também", apontando para a Aline. Bem, depois de flertar com a primeira, flertar com a segunda e flertar com a terceira sem sucesso... Abraçou o Bjoern e começou a fazer pacientemente uma deliciosa massagem no ombro e na nuca dele. E assim ficou por cinco minutos constrangedores.

Lost


Lost?
Originally uploaded by jucafx.
Não podia deixar de postar esta foto da Débora segurando dois mapas e olhando um terceiro em Hampstead Heath. Demoramos duas horas para chegar em Kenwood House - no norte do parque - andando, é claro, em zig zag... Provavelmente ninguém vai acreditar, mas se perder no Heath é tão fácil quanto se perder em São Paulo, e como vocês podem ver um mapa (nem três) ajuda!

Tuesday 17 April 2007

Mentes Inquietas


As coisas estão realmente esquentando por aqui... E não é só a temperatura - neste domingo fez tanto sol que deu pra ficar de biquíni e havaianas, o que normalmente é impensável nessa época do ano. É que acabo de começar mais um projeto empolgante...

John Grant, quem muitos publicitários já devem conhecer pelo livro "Brand Innovation Manifesto" e pelo site BrandTarot, me convidou para participar num projeto que é no mínimo instigante. Durante as próximas semanas irei entrevistar vários planejadores para responder uma pergunta simples: “Qual o seu processo de raciocínio?”

A idéia surgiu basicamente de uma conversa que tivemos sobre diferentes formas de planejamento. O que é planejamento? O que é planejar? Qual o processo que leva a um ou mais insights? Existe mais de uma forma de planejamento e de raciocínio? Qual é o caminho que idéias e pensamentos fazem na cabeça das pessoas? E, será que existe um jeito certo?

Para mim estas são perguntas que sempre me intrigaram. Principalmente porque tenho uma certa dificuldade de entender o funcionamento da minha mente e manter o controle dos meus pensamentos. Não raramente as idéias se perdem para encontrar seus próprios caminhos da maneira mais inesperada e será interessante explorar como é esse processo acontece na mente de outras pessoas.

Além do que será uma ótima oportunidade de conhecer os melhores planejadores no mercado hoje em dia e ouvir o que eles tem para dizer. Sem mencionar é claro o fato de poder trabalhar com alguém como o John Grant.

"Qual o seu processo de raciocínio?"

Muita coisa pode borbulhar a partir dessa simples pergunta e estou curiosa para saber no que vai dar. Além disso tenho certeza que o debate pode se beneficiar de um intercâmbio cultural, por que não explorar a mesma idéia no Brasil. Algum voluntário?

Durante esta semana estamos decidindo sobre a melhor maneira de fazer isso. Qual metodologia usar? Como abordar o assunto? Como podemos mapear o processo de pensamento de alguém? Toda a sugestão é bem vinda aqui e será legal ter a colaboração do Brasil.

Eu estarei postando as entrevistas aqui, mas não deixem de visitar o blog do John onde ele gentilmente apresenta o projeto e a que vos escreve.

Friday 13 April 2007

Sexta-Feira 13?

Minha nocao de data e hora aqui eh totalmente confusa. Num dia demoro 10 minutos para chegar num lugar, no outro meia hora. Agora com o horario de verao a coisa fica mais estranha ainda, porque ao contrario do Brasil o dia continua amanhecendo cedo, lah pelas 6, mas vai escurecer cada dia mais tarde, quase 8. No verao o sol continua ateh pouco depois das 9. Dificil fazer o relogio biologico entender em que momento do tempo ele esta. Hoje por exemplo, passei batido pela Sexta-Feira 13.

Cosmopolitan x Caipirinha


Lets groove babe...
Originally uploaded by jucafx.
Ha algumas semanas a Dani (a morena de cabelo comprido na foto) veio me visitar. Nao nos viamos ha mais de dois anos, quando nos conhecemos aqui em Londres atraves do Rob, um amigo em comum. Os garotos da foto sao Shovell (ao meu lado) e o Sam. Umas amigas da Dani conheceram o Sam no Brasil quando ele foi tocar numa balada de fim de ano em Mogi. Sim, ele eh DJ e o Shovell eh percusionista e toca junto com ele. Depois de curtimos uma mega balada com eles chegamos a conclusao que os garotos sao bem famosinhos mundo a fora. Fomos na Cargo, um misto de balada, restaurante bar e galeria de arte. Nos divertimos horrores com direito a lista VIP e musica de primeira. Dado interessante: tente pedir um Cosmopolitan no bar... nao esta no menu, mas se voce pedir uma Caipirinha... acredite em mim, nao vai se arrepender. Pelo jeito a Garota de Impanema ainda faz mais sucesso que Sex and The City.

Coffee Morning


Coffee Morning
Originally uploaded by jucafx.
Este simpatico cafeh no Soho eh onde acontece a Coffee Morning. Desde que vim aqui a primeira vez para participar de uma tenho votlado quase diariamente. Eh charmoso, tem cafeh bom, faz uma vitamina melhor ainda, fora os smoothies... E essa fachada amarela dispensa qualquer comentario. O Soho eh um bairro interessante... numa rapida caminhada de alguns blocos voce ve sex shops, casas de swing, produtoras de cinema e disco, agencias de publicidade, lojas de livro e isso eh soh um aperitivo do que o bairro oferece... Tudo isso garante uma frequencia de pessoas bem interessantes no cafeh tambem. Ah! E tem wi-fi de graca, um luxo por aqui.

Yamy...


Yamy...
Originally uploaded by jucafx.
Aparentemente Londres tem a maior comunidade vegetariana do mundo. Nao sei de onde vem esse dado, talvez seja soh uma lenda urbana, mas sendo eu mesma uma vegetariana convicta posso dizer sem sombra de duvida que por aqui nossa vida sem carne eh bem mais facil. As opcoes sao inumeras e quase qualquer restaurante, bar ou cafe que voce for tem sempre mais de uma opcao sem carne. Mas o melhor de tudo mesmo sao os pequenos tesouros que encontramos na cidade, como o Beatroot, este restaurante da foto que serve soh comida vegetariana com umas 16 opcoes de saladas e pratos quentes. Alem de bom eh barato, com 4,00 libras da pra encher uma porcao media que te sustenta pelo resto do dia.

Saturday 7 April 2007

Yes! It is Spring!


Uma das melhores coisas do inverno eh sem duvida a chegada da primavera. No Brasil nao percebemos muito isso, porque nao esfria muito e temos flores, sol e calor o ano todo, mas aqui a chegada da primavera eh um acontecimento que me enche de alegria e energia nova.

Na sexta-feira de Pascoa acordei meio sem saber o que fazer com o meu dia. Tenho corrido tanto ultimamente que a perspectiva de quatro dias de feriado pela frente me deixaram meio desnorteada com tanto tempo livre. Como o ceu estava azul azul resolvi pegar um livro, uma canga e uma tangerina e me mandar para um parque. Como ainda nao tinha ido no Green Park foi pra la que eu fui.

Sai do metro e dei de cara com o Ritz, que eu alias nunca tinha visto, mesmo quando vim para Londres outras vezes a passeio. Tirei a fotinho ai soh pra constatar, mas nao me animei a entrar, "posh" demais como eles dizem por aqui. Alem disso eu estava tao excited com o sol. A temperatura estava agradavel e com isso quero dizer uns 17 graus! Que eu simplesmente queria me mandar pro parque e me estirar na grama.

Muita gente teve a mesma ideia. Parecia que o verao jah tinha chegado. Ta ai uma coisa que os ingleses sabem fazer. Aproveitar bem o dia. Eh soh sair um solzinho que todo mundo corre pra aproveitar. E eu particularmente estou virando uma seguidora desta pratica.

Acho que nunca vi uma grama tao verde na minha vida. Ou pelo menos tenha dado tanta importancia a isso. O parque lotado de espreguicadeiras e pessoas deitadas nas suas cangas concentradas nas mais diversas atividades: um livro, um beijo, o cachorro, futebol, escrever, namorar, brincar, pick nick. Pensei, “quem precisa de praia?”. Ok, Ok... Talvez tenha deixado me levar pela emocao do momento. Mas se voce estivesse aqui, ia entender a emocao que eh um dia de sol e um pouco de calor depois de um inverno de verdade.

Fiquei estirada no sol durante horas, de roupa mesmo, porque o calor ainda nao eh pra tanto. Ouvindo musica, fazendo nada, lendo meu livro, observando o desenrolar do dia. Notei por exemplo essa sequencia de apartamentos com vista para o parque que me fizeram lembrar a orla de Copacabana. Ok, talvez esteja forcando a barra aqui mais uma vez, mas eu tenho direito a um pouco de nostalgia e muita imaginacao.















Do parque segui para South Kesighnton encontrar o Thiago num pub em Glocester Road. O fofo me ligou dizendo que um grupo de gatissimos tinha acabado de sentar ao lado dele. Jah fui falando que de nada me adiantaria se fossem todos gays. “Darling, nao sei ainda, mas a vista ta ohtima!” Talvez esse seja um bom momento para eu contar que o grupo de gatissimos sentados ao lado dele era simplesmente o Orlando Bloom com uma turma de amigos tao bonitos quanto ele. Londres tem dessas coisas, quando voce menos espera pode dividir a mesa com a Madona. Outro dia cruzei com a Kim Catral (a Samantha do Sex and The City). Alguns amigos do Thiago chegaram em seguida e fomos para o Hyde Park finalizar o dia na grama tomando um frizante.

Mais fotinhos aqui.

Thursday 5 April 2007

Quem diria...

Ontem foi a apresentacao do nosso trabalho final no curso do APG. Depois de dois dias trabalhando na apresentacao ateh tarde da noite, escolhendo um caminho e depois voltando pra tras. Decidindo se proposition a comms idea eram a mesma coisa entramos na sala para apresentar nossa estrategia para uma banca conposta pelos planejadores que efetivamente cuidam da conta e que alias jah desenvolveram uma estrategia que sera vista logo mais, assim que a campanha for lancada no verao. Fizemos nossa parte e apesar de esperarmos todo o tipo de questionamento aa nossa proposta (jah que simplesmente estavamos sugerindo que o cliente mudasse o produto) ouvimos apenas alguns comentarios inofensivos e nos retiramos com a sensacao de que pelo menos tinhamos feito o nosso trabalho direito. Mas qual nao foi a surpresa de todos do grupo quando ao anunciarem o trabalho vencedor o nosso foi o escolhido!!! Logo mais a apresentacao estara no site do APG. Eu avisarei!

Sustentabilidade

Desde que cheguei aqui em Londres me chamou a atencao como sustentabilidade e meio ambiente eh um assunto recorrente aqui. As vezes parece que soh se fala nisso. Muitas marcas estao caminhando nessa direcao e adotando este posicionamento, como essa simpatica marca de smoothies...



A sustentabilidade esta em todos os lugares que voce olhar por aqui. O jornal do metro tem uma sessao dedicada apenas a isso. Se voce fizer uma busca no site do Guardian vai achar simplesmente mais de 1.500 resultados soh na ultima semana, esse numero sobe para mais de 2.000 se voce pesquisar as palavras "climate change". Aqui o prefeito vai trabalhar de metro, porque tem que dar exemplo para a populacao, o principal candidato da oposicao na camara dos lordes vai de bicicleta e a congestion charge, o pedagio para circular de carro no centro de londres aumentou a area de cobertura. Tudo isso para que a Inglaterra consiga atingir sua meta de reducao das emissoes de CO2 ate 2050 em 60%.

Seria dificil ficar de fora... Semana passada durante o Coffee Morning conheci a Karen Fraser da Fraser Consultancy. Ela eh consultora de comunicacao com interesse especial na area de sustentabilidade. Jah escreveu alguns artigos sobre o assunto e realiza pesquisas etinograficas na area. Agora ela esta comecando um projeto que pretende estudar o impacto do chamado "Green Marketing" na maneira como as pessoas consomem moda. Conversa vai conversa vem, ela me convidou para fazer parte da iniciativa e eu estou mais do que empolgada. Sustentablidade tem tudo a ver comigo. Esse Link tem algumas informacoes iniciais sobre a primeira ideia.

Monday 2 April 2007

Criatividade eh uma questao de paciencia

Ye, right! You tell me... Acabei de perceber que talvez um dos meus maiores problemas em tentar resgatar qualquer faísca de criatividade que eu tenha perdida no meu subconsciente é a falta de paciência.

Nesta quarta temos que apresentar o trabalho final do curso do APG que estou fazendo (depois conto mais sobre isso). Eu fiquei encarregada de escrever os "creatives starters", que nada mais são do que idéias cruas, ou exemplo de coisas que possam inspirar a dupla de criação a ter uma idéia daquelas! Alem disso tenho que fazer uma lista de atitudes irresponsáveis X atitudes responsáveis, pois isso eh o embasamento da proposition do nosso creative briefing.

Eu jah sabia quando aceitei esta tarefa que ia me matar por isso... A verdade eh que eu fico olhando a tela do computador, escrevo umas baboseiras que não tenho coragem de mostrar nem pra mim mesma e não tenho paciência de ficar esperando uma grande idéia vir. A mente simplesmente fica divagando sem muito saber pra onde ir... E eu continuo frustrada.